terça-feira, 24 de novembro de 2009



Sejam todos bem vindos à 2ª Edição da ExpoFolia 2009.


Tema: Carnaval da Cidade.
O evento será realizado nos dias 24 e 25 de Novembro(Terça e Quarta-feira),

Sendo: das 09h às 16hs "Exposiçao";

E das 16hs às 18h Seminário.
Local: Na Intoca - Centro Histórico de João Pessoa.

No último dia (25/Nov) haverá um Show de encerramento, que tera inicio à partir das 19hs com a 1ª Previa da GarotaFolia 2010;
Entrega do Prêmio as 10(Dez) Camisas comDesing mais bonitos do Carnaval de rua da Cidade(2008 e2009) e Um grande show dançante.

A iniciativa e da ACVB - Amigo da Cidade Verde do Brasil,preocupada com o fomento, revitalização, inclusão social eintercâmbio cultural do Carnaval;
Promove durante os dois dias do evento:

Seminário

Exposição de Trabalhos de Instituições Carnavalescas (Blocos de Rua, Tribos Indigenas, Micaretas, Troças, Clubes de Orquestra, Ala Ursa, Escola deSamba, etc.).

Além do Lançamento do Projeto "Pintando o7(Sete) no Carnaval com Artes Plásticas;

Exibição de Videos (Carnaval da Cidade);

Desfile: 1ª - Eliminatória do ConcursoGarota Folia 2010;
***
TRIBUTO A PRIMEIRA GAROTA FOLIA 2009
MODÊLO ARTÍSTICO E FOTOGRÁFICO
MÁRCIA DUTRA

A Modêlo Márcia Dutra foi a primeira Garota Folia do Projeto Folia de Rua em 2009.

Quando o projeto passava por sérias dificuldades financeiras, com altos débitos e sem o apoio necessário para ser realizado, o Artista Fred William, idealizou a proposta para atrair patrocínio, lançou a idéia de se ter um ícone da beleza natural nordestina...


É aí que surge a Garota Folia 2009, representada por uma modêlo de beleza singular que desenpenhou com profissionalismo o seu papel como ícone da festa...


Fez vários ensaios para o site do folia de rua, e para ilustrar as propostas de captação de recursos do projeto para as empresas e entidades de apoio...

Participou da maioria das aberturas dos blocos que a convidaram, sempre com simpatia e carisma, desempenhou muito bem o seu papel, capturando olhares e recebendo muitos elogios de todos os foliões...

Sempre muito bem produzida e muito bem acompanhada com a Eterna Rainha da Folia, Ednamay Cirilo, pode prestigiar os blocos oficiais, e os blocos convidados como o dus'liso...

... Esteve presente no Côrso, no Anjo Azul, na Terceira idade com a eterna Creuza Pires, em entrevista com Teresa Madalena, entre muitos outros eventos e com a grande maioria dos artistas presentes, com um vasto registro de material fotográfico.

Com a Trupe do Pastoril Profano e a Eterna Creuza Pires...


Sendo assim fica aqui registrado em nossa revista a grande e inesquecível participação da Primeira Garota Folia 2009, que foi ovacionada no primeiro trio elétrico das Virgens de Tambáu ao lado de Gretchem, Biuzinha, e outras estrelas de nossa folia.

Aplausos e mais aplausos para você Márcia Dutra, que inspirou e motivou este concurso que agora esta em sua segunda edição, esperamos que se faça jus ao seu desempenho, na escolha das outras garotas que vão desfilar e lutar para ocupar o seu lugar.

E que seu nome seja sempre lembrado como uma das pessoas que deu o melhor de sí para o desenvolvimento do nosso carnaval e para que se dê mais valôr aos destaques locais.

***

Continuando o Evento

EXPO FOLIA 2009


Apresentação Artistica e Show deEncerramento.

Soma-se à tudo isso a participação de Convidados Especiaisem Eventos Folclóricos, Culturais, Turisticos, Foliões, Artistas,Alunos, Professores, Imprensa, Produtores, etc.Durante os dias do Seminário, foram convidados Profissionaisnos mais diversos seguimentos da Cultura. Iniciando assim ociclo de discussões sobre o mais variados temas de interesseda Cidade.

A Cada dia do Seminário ExpoFolia 2009

"Carnaval da Cidade", tera 04 Expositores e 02 Debatedores e 01 Mediador e 04 Paineisem foco.

Os exposiores falarão respectivamente, por 15 minutose 10 minutos os debaterores, alem de outros encaminhamentosda hora.

O Carnaval da Cidade de João Pessoa, tem inicio com o ProjetoFolia de Rua, que é a maior prévia Carnavalesca do Brasil, nomesmo periódo saí o Bloco as Muriçocas do Miramar, e logo emseguida tem o Carnaval Tradição e os festejos que envolvemvários bairros da Capital Paraíbana.

***

Modêlo Márcia Dutra faz Novo Ensaio

Artístico & Fotográfico

Tema:

NATURÊZA VIVA


Fotografia da modêlo: Fred William (Mago William)

Edição das imagens (InfoArte): Fred William (Mago William)

Imagens de Fundo e Elementos de Composição: Pesquisa na Rede.





Estas são apenas algumas imagens da coleção que será lançada em breve.

Imagens cedidas com exclusividade para Cabedelo Notícias.

A modêlo Márcia Dutra esta participando deste ensaio para o Mago William e se preparando para outro ensaio com um Artista Plástico de nome internacional com pintura e pele.

Breve estaremos divulgando em primeira mão. Aguardem.

ECOLOGIA X DESENVOLVIMENTO


Sting reencontra Raoni em SP
e pede mais diálogo sobre usina de Belo Monte


Construção de hidrelétrica é assunto 'de todos os brasileiros', diz cantor.Fundação criada pelo britânico apoia projetos de índios do Xingu.

Dennis Barbosa Do Globo Amazônia, em São Paulo

O cantor britânico Sting reuniu-se neste domingo (22), em São Paulo, com os líderes caiapós Raoni e Megaron Txucarramae, para chamar atenção para a questão da construção da usina hidrelétrica de Belo Monte, no Pará. Os caiapós, assim como diferentes organizações e movimentos sociais, se opõem à construção da megausina no Rio Xingu (veja gráfico abaixo para entender como deve ser a obra), que ainda não foi licitada por falta de licença ambiental prévia.


“Estou particularmente feliz de encontrar meus amigos Raoni e Megaron”, disse o cantor.

“Estou aqui porque quero que sua voz seja ouvida”, acrescentou. Ele não condenou a obra diretamente, no entanto.

Explicou que é estrangeiro, e que este é um “assunto brasileiro - mas de todos os brasileiros”. “Há razões econômicas para que seja construída e razões ambientais para que não seja. O povo de Raoni precisa ser parte do processo”, alertou. Raoni e Megaron também reclamaram da suposta falta de diálogo que haveria com o governo federal que, em sua visão, quer construir a usina “de qualquer jeito”.


“O governo não conversou com o índio. O índio não sabe o que é uma audiência pública. Ele acha que vai lá para brigar”, apontou Megaron, ao pedir que o diálogo com os indígenas seja feito de uma forma adequada à sua cultura. “Quero que meu povo viva em paz, por isso digo para não fazerem a barragem”, disse em seu idioma o líder Raoni, com tradução de Megaron para o português.


Sting espera que na conferência internacional do clima de Copenhague, em dezembro, as lideranças mundiais reconheçam que salvar o meio ambiente é tão importante quanto ajudar a economia ameaçada pela crise financeira internacional. “É muito grande e importante para falhar”, observou.

20 anos depois o reencontro de Sting com as lideranças caiapós em São Paulo acontece vinte anos após o I Encontro dos Povos Indígenas do Xingu, em Altamira (PA), em 1989.
Depois da reunião de 1989, Sting fundou com sua mulher, Trudie, a Rainforest Foundation, que, entre outros projetos, apoiou o reconhecimento oficial de terras indígenas no Xingu.


Para gerar energia será represada a maior parte do Rio Xingu. Canais levarão a água até uma casa de máquinas, enquanto uma porção do rio ficará com o fluxo de água reduzido. (Foto: EIA-RIMA/Montagem Globo Amazônia)

Segundo informações do Instituto Socioambiental, na década de 1990, a Rainforest passou a apoiar projetos no Parque Indígena do Xingu, entre eles o monitoramento dos limites do parque para prevenir invasões e o desenvolvimento de um sistema de educação bilíngue para 14 etnias que ali vivem.
O Parque Indígena do Xingu é atualmente uma grande mancha verde preservada, pressionada pela expansão da fronteira agrícola em seus arredores. “Há 20 anos, quando fui para o Xingu, tive a intuição de que a floresta lá era importante para o mundo. Mas era só uma intuição. Agora há informações científicas que embasam essa intuição”, comentou Sting.
Ainda na noite deste domingo, o cantor se apresenta na capital paulista no festival About Us, de cunho ambientalista, e prometeu convidar Raoni para falar no palco. “Serei a banda de fundo do Raoni”, brincou.

Marina Silva Perguntado se pretende dar algum apoio a Marina Silva durante a campanha presidencial do próximo ano, o cantor inglês disse apenas que conheceu a senadora acreana há dois dias e que ficou muito impressionado. “Ela é muito carismática”, comentou.
Tem informações sobre crimes ambientais ou outras irregularidades na região amazônica? Mande e-mail denunciando para globoamazonia@globo.com